domingo, 30 de outubro de 2011

Acará bandeira - Pterophyllum scalare

Acará bandeira - Pterophyllum scalare



Classificação científica:


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae


O Acará bandeira é um ciclídeo com forma graciosa. Eles são encontrados na natureza, com faixas negras em um corpo prata . Algumas mutações também são encontrados na natureza, alguns peixes não possuem listras, outros são preto sólidos. Estas formas mutantes foram fixadas em cativeiro por endogamia. Hoje existem muitas cores e variedades incluindo o prata, fumaça, marmorato, véu, gold e etc.

O Acará bandeira é considerado um peixe comunitário, mas é um ciclideo e pode não ser tão sociável com peixes pequenos. Eles formam cardumes pacificos quando são jovens, mas tendem a formar casais e se tornarem mais territoriais quando são mais velhos. Sendo um pouco tímidos, eles podem ser assustados por sombras e movimentos rápidos. Eles vão se sentir mais confortável em um aquário mais quente, com muitas plantas, algumas pedras e troncos, e uma área aberta para a natação.



Espécie ou Híbrido? 



Atualmente, existem três espécies reconhecidas no gênero Pterophyllum : 
O Acará bandeira comum-Pterophyllum scalare, o Altum ou Acará Bandeira do Orinoco - Pterophyllum altum e o Pterophyllum Leopoldi. 
O Acará bandeira vendido hoje é geralmente considerado um híbrido do Pterophyllum scalare, no entanto, isto pode não ser o caso. Formas mutantes de Acarás bandeira encontrados na natureza tornaram-se formas fixas em cativeiro por endogamia. Além das três espécies descritas de Acará bandeira pensava-se que existiam várias espécies não descritas.
Dúvidas têm surgido quanto a que espécie o Acará bandeira comum vendido realmente pertence. Não existe uma resposta definitiva. Todos as espécies de bandeiras são semelhantes na aparência. Antigamente, houve muita confusão para identificar espécies importadas e pouca informação da reprodução cruzada. 
O bandeira comum historicamente tem sido referido como Pterophyllum scalare porque este provou ser resistente e fácil de se reproduzir em cativeiro. Das outras duas espécies descritas, o Pterophyllum Leopoldi raramente é importado. O Pterophyllum altum é raro e só exemplares selvagens capturados podem ser obtidos. Durante anos foi considerado impossível de se reproduzir, porém mais recentemente tem sido criados por alguns hobistas mas ainda não são comercialmente desenvolvidos.

Distribuição: 

O Acará bandeira foi descrito por Schultze em 1823. Eles habitam águas pouco movimentadas dos rios sul-americanos: a bacia Amazônica central até o Peru, Brasil e Equador. Embora o Acará bandeira vendido hoje é muitas vezes referido como sendo Pterophyllum scalare, espécimes selvagens são muito diferentes dos vendidos nas lojas.

Descrição: 
Os Acarás bandeira são encontrados na natureza com faixas negras em uma corpo prata. O corpo é comprimido lateralmente em forma de diamante. Têm barbatanas dorsais e anais superdimensionadas. As barbatanas peitorais são muito longas e delicadas.


Tamanho: 

Atinge um comprimento entre 15 - 20 cm.

Cuidados e alimentação: 
Como são onívoros, oAcará bandeira irá geralmente comem todos os tipos de alimentos vivos, secos ou congelados . Para manter um bom equilíbrio dê uma ração granulada de elevada qualidade, camarão (vivo ou congelado) e bloodworms. Você pode até alimentá-los com alface ou espinafre, sempre em quantidade suficiente pois tendem a comer muito e podem morrer.
Um aquário com no mínimo 150 litros, sendo melhor um maior do que isso para vários individuos. Eles precisam de boa circulação na água, juntamente com uma forte e eficiente filtração e bastante plantas. Eles preferem iluminação moderada. Estes peixes não cavam e não irão danificar plantas como outros ciclídeos. Faça mudanças de água de 15 a 20% toda semana, eles estão sujeitos a doenças que afetam todos os peixes de água doce.


Região no Aquário:

Estes peixes vão nadar em todas as áreas do aquário.

Condições da Água:
Dureza: 2-10 ° DGH
Ph: 6.0 a 7.0
Temp: 24-28 ° C

Comportamentos Sociais: 
Apesar de serem considerados peixes comunitários são territoriais quando adultos e formam casais. São ciclídeos, peixes muito pequenos podem ser comidos. Quando formam casal defendem seu território a todo custo. Uma coisa boa sobre o Acará bandeira é que eles não perturbam ou escavam plantas.

Dimorfismo sexual: 
Não existem diferenças distinguíveis exceto na hora do acasalamento.

Reprodução: 
Bandeiras colocam ovos. A fêmea põe até 1000 ovos nas folhas. Se os pais não comerem os ovos, os alevinos são cuidadosamente cuidados por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário