domingo, 30 de outubro de 2011

Espada - Xiphophorus helleri


Classificação cientifica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cyprinodontiformes
FamiliaPoeciliidae

A cauda do macho é a característica mais marcantes desse peixe. Aparentemente não há finalidade para esta cauda, que é 1/3 a 1/4 do comprimento total do peixe. As espécies silvestres têm uma cauda ainda mais majestosa, com até 15 cm. Embora a cauda seja mais curta em espécimes criados em cativeiro suas cores são muito mais acentuadas que os selvagens.

Tal como os platys, eles têm sido cruzados para produzir todos os tipos de cores interessantes e diferentes formatos de nadadeiras.

Extremamente populares porque são peixes bonitos e baratos, os espadas são fáceis de manter .São geralmente pacíficos e animados peixes que nadam em grupos espaçados. Mesmo que eles sejam considerados um bom peixe comunitário, existem muitos padrõesdiferentes de comportamento e tempermento. Cada peixe varia, podem ser pacíficos ou não, machos mais velhos em particular podem ser agressivos com outros peixes.
Gostam de aquários bem plantados com muito espaço para nadar ao redor. Fornecer plantas flutuantes para proteger os alevinos que os pais muitas vezes comem.


O Espada é similar ao Plati, mas tem o corpo mais alongado e o macho possuia a cauda em forma de "espada". Hoje, muitas vezes, pensamos que esse peixe foi nomeado de "espada" devido a sua extensão da barbatana caudal, mas ele realmente foi nomeado assim por causa danadadeira anal modificada do macho, o gonopódio.


Existem diversas variedades de cores no Xiphophorous helleri, bem como uma variedade de outras espécies de espadas. O Xiphophorous helleri é o mais disponível e as outras espécies, apesar de semelhantes, nem sempre são tão grandes e muitas vezes são mais delicadas.
Espadas vêm em várias cores e combinações de cores, mesmo em exemplares selvagens, existem exemplares vermelhos, verdes, pretos e albinos embora o mais conhecido seja o vermelho. Existem variedades cauda de lira e de vela alta, machos foram desenvolvidos com nadadeiras exageradas e com duas espadas em vez de uma. Mesmo algumas fêmeas também têm agora uma espada.




Cuidados e alimentação:
Como são onívoros o espada irá geralmente comer todos os tipos de alimentos vivos, congelados e em flocos. Para manter um bom equilíbrio dê um alimento em flocos de boa qualidade, alternado com artêmias e bloodworms.


Distribuição:

São encontrados na América Central nas encostas do sul do México a Guatemala.

Tamanho:
As fêmeas chegar até 12 cm, os machos são um pouco menores, 10 cm

Comportamentos Sociais:
Eles são geralmente pacificos, embora às vezes eles irão comer os seus próprios alevinos (e de outros peixes) . Ocasionalmente um espada pode tornar-se um valentão, especialmente machos mais velhos.





Dimorfismo sexual:
Apenas o macho tem a "espada", na parte inferior da barbatana caudal. O macho também é elegante e tem a nadadeira anal modificada, chamada gonopodio. A fêmea tem a nadadeira anal normal e possui corpo arredondado.

Existe uma tendência para uma ocasional mudança do sexo feminino, a fêmea desenvolve uma "espada" na sua cauda, especialmente quando velha ou afetada por parasitas. Ela pode até tentar cruzar com outra fêmea, embora na maioria das vezes eles sejam inférteis!

Região no aquário:
Estes peixes vão nadar em todas as áreas do aquário.

Condições da Água:
Dureza: 12/30 ° DGH
Ph: 7,0 a 8,3
Temp: 18-28 ° C

Reprodução:
Espadas são poecilideos, os filhotes são incubados na barriga da mãe e já nascem formados. A fêmea tem geralmente entre 20 - 100 alevinos. Não é preciso nenhum cuidado especial, e só ter um macho para cada duas fêmeas e logo ela estarão cheias de filhotes, coloque muitas plantas que sirvam de esconderijo para os alevinos e se quizer retire os adultos. Os filhotes após consumirem o saco vitelino (1-2 dias) podem ser alimentados com ração para alevinos.


2 comentários:

  1. hoje pariu minha fêmea de espada na criadeira e coloquei os alevinos junto com 14 de molinesia e 12 de lebiste. posso manter todos juntos?

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um aquário de 40 litros só pra alevinos e pretendo deixar as 4 espécies vivíparos juntos tem problema?

    ResponderExcluir