domingo, 30 de outubro de 2011

Betta splendens

Betta splendens

Classificação científica: 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Osphronemidae

Juntamente com o peixe Paraíso, o Betta é o peixe mais antigo conhecido a ser mantido em cativeiro. Este é um bom peixe para um iniciante ou para alguém que queira um aquário de proporções menores, mas ainda deseja desfrutar de um belo peixe.
O nome "peixe de briga" vem do fato de que os machos lutam entre si até um ou os dois morrerem. Por este motivo, você só poderá manter um macho por aquário. As necessidades do Betta são simples em comparação com outras espécies. Elas são bastante resistentes, facilmente disponíveis e baratos, embora algumas variantes como o Red Dragon possa custar até R$ 100,00.
Bettas selvagens machos têm barbatanas curtas e arredondadas. Através de um muitos cruzamentos seletivos, bettas de diferentes variedades têm sido desenvolvidos, com cores belíssimas e incríveis barbatanas enormes, exceto pelo Betta Plakat, que preserva a cauda curta mas possui belissimas cores. Apenas o macho tem longas barbatanas, as fêmeas possuem barbatanas menores e geralmente cores mais monotonas.

Distribuição: 
O Betta foram descritos por Regan em 1910. Estes peixes são encontrados na península Malaya e da Tailândia onde habitam em águas lentas com densa vegetação. Eles se alimentam de uma variedade de plantas e animais, incluindo as algas verdes e zooplâncton, bem como insetos aquáticos perto da superfície da água.

Descrição: 
O Betta selvagem tem um corpo alongado e barbatanas curtas e arredondadas,e seu corpo possui coloração verde e marrom. Hoje, existem muitas variedades coloridos e brilhantes , e mesmo alguns padrões de cor. Tanto os machos quanto as fêmeas foram desenvolvidos através da reprodução seletiva. É comum ver Bettas coloridos , mas que outrora foram monótonos peixes. Mesmo assim, as fêmeas não atingem o mesmo padrão de barbatanas nem a intensidade das cores que os machos do mesmo tipo tem.


As cores azul e vermelho foram as primeiras e mais fáceis de desenvolver. Hoje em dia existem Bettas magenta, laranja, branco, amarelo,verde,preto,branco e inumeras combinações dessas cores, bem como tons metálicos, como cobre, ouro e prata.
Bettas foram criados seletivamente para desenvolverem além das cores, caudas longas e de formatos diferentes. O mais comum é o "véu", outras formas incluem "double tail" (cauda dupla), "crow tail"(cauda em coroa), "half moon" (meia lua), "plakat" (cauda curta),"feather tail"(cauda de pluma) e etc.
Eles têm um órgão especial chamado labirinto, que funciona como um pulmão e que lhes permite sobreviver em aguas estagnadas e pobres em oxigênio.

Tamanho - Peso: 
O Betta chega a 6 cm. E vive de 2 a 3 anos.

Cuidados e alimentação: 
O Betta é carnívoro, e geralmente vai comer todos os tipos de comidas, em flocos, congelada ou viva. Para manter um bom equilíbrio dê uma ração de alta qualidade com muitas proteínas e de fácil digestão, alternada com bloodworms e artêmias.

Este peixe é bastante robusto e irá adaptar-se às condições do aquário. Como todos os outros anabantídeos possui um labirinto que lhes permite sobreviver em aguas pobres em oxigênio, isso leva a um mito de que o Betta pode ser criado nas famosas "beteiras" que muitas vezes não chegam a ter 500 ml de agua, eles apenas sobrevivem nessas beteiras, ficam com as barbatanas atrofiadas e geralmente morrem rápido. Um aquário mínimo para um Betta deve ter 12 litros, e uma manutenção regular. Eles viverão muito melhor com filtração adequada e um aquecedor, juntamente com a manutenção regular. Um aquário de 20 litros bem plantado é recomendado, o mesmo deve ser tampado para evitar saltos.

Região no Aquário:
Estes peixes vão nadar em todas as áreas do aquário.

Condições da Agua:
Temperatura: 24 - 30 ° C
Dureza: 5 - 35 DGH
Ph: 6.8 - 7.2

Comportamento Social: 
Geralmente eles são considerados uma bom peixe comunitário, contudo, o Betta diante de outros peixes pode tornar-se bastante tímido, e suas barbatanas são um alvo fácil. Dizem que, ocasionalmente um Betta vai atacar outros peixes, isso ocorre quando há erros de identificação, geralmente um colorido guppy pode ser confundido com outro betta.
Apenas um macho pode ser mantido por aquário, dois machos juntos vão lutar até a morte. As fêmeas podem ser mantidas entre si e, geralmente, um macho pode ser mantido com fêmeas se o tanque é bem grande e há abundância de lugares escondidos.

Dimorfismo sexual: 
O macho é muito colorido e possui barbatanas enormes. A fêmea tem barbatanas curtas e cores menos chamativas.

Reprodução: 
O Betta constroem ninho de bolhas e são fáceis de reproduzir se você colocar um macho e uma fêmea juntos. O macho vai levar algum tempo para construir um ninho de bolhas em detritos flutuantes ou plantas. Eles seduzem suas companheiras sob o ninho e a induzem a por os seus ovos, dando um "abraço". Os ovos são imediatamente fertilizados e colocados no ninho pelo macho que os guarda. A reprodução é geralmente feita em tanques de 15-20 litros e rasos com lugares para a fêmeas se esconder.
A fêmea deve ser removida após a desova, porque o macho pode tornar-se agressivo com ela. O macho irá vigiar os ovos até que eles eclodam, 24 a 30 horas mais tarde. A temperatura deve ser de cerca de 28°C °. Após eclodirem, os alevinos irão absorver o saco vitelino em dois ou três dias. Os alevinos são muito pequenos e devem ser alimentados com infusórios ou gema de ovo cozido espremida através de um pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário