domingo, 30 de outubro de 2011

Acará Disco - Symphysodon aequifasciata


Acará Disco - Symphysodon aequifasciata

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae

Interessante e belo peixe, o Discus chama a atenção dos aquaristas em todo o mundo. Estas calmas, pacíficas e elegantes criaturas inspiram apreço e dedicação como nenhum outro peixe. Altamente estimado por suas cores e forma, sendo muitas vezes considerado o rei dos peixes.

Houve recentes revisões do gênero Discus . Com muitas cores variedades locais, possivelmente devido a hibridação natural, o Discus havia sido previamente dividido em várias espécies, juntamente com um certo número de subespécies. Hoje contudo, os resultados do estudo publicado no Journal of Fish Biology, por Heiko Bleher e seus associados, em 2007 e Jonathan Pronto, Kullander, e Ferreira, em 2006, três espécies são reconhecidas e não existem subespécies.

Duas das espécies são reconhecidas há muito tempo, o Discus verde Symphysodon aequifasciata (discutido aqui) e seu parente próximo o Heckel Discus, Discus Symphyosodon. Esses dois são encontrados na Amazônia central e regiões mais baixas que são muito semelhantes. Ambas as espécies são consideradas válidas pela comunidade científica. A terceira espécie está à espera de mais trabalho para determinar identificação e validação. O Sr. Bleher identifica a terceira espécie como o Blue Discus ou Brown Discus, Symphyosodon haraldi. Abaixo temos incluídas informações sobre ele também.


Os Discus primeiro foram importados para os Estados Unidos e Europa nas decadas de 30 e 40. Estas primeiras viagens de navio revelou ser extremamente difícil manter estes peixes vivos, mas hoje em dia muito mais é conhecido sobre suas necessidades e exigências. Um dedicado aquarista pode conseguir manter estes peixes.

Hoje, os Discus mais comuns encontrados a venda são nascidos em cativeiro. Através da reprodução seletiva uma grande variedade de formas, cores e padrões estão sendo produzidos. Eles são muito diferentes dos selvagens capturados que exigem um pouco mais do aquarista. Mesmo assim, Discus criados são exigentes quanto a qualidade da água, exigem um maior aquário, e são mais caros do que muitos peixes tropicais.


White diamonds

Distribuição: 
Discus são nativos da América do Sul e são encontrados no Brasil, Peru, Venezuela e Colômbia. Eles habitam os afluentes do rio Amazonas, há ainda os que vivem em águas de movimento lento ao longo das margens onde se escondem entre emaranhadas raízes e ramos. Eles se alimentam de larvas de insetos, insetos e invertebrados planctônicos.
O Discus Symphysodon aequifasciata foi descrito por Pellegrin em 1904. Eles são originários da Amazônia central, principalmente a partir do rio Putumayo no norte do Peru, do Brasil e perto de Santarém e no lago de Tefé.
O Discus Symphyosodon haraldi foi descrito por Schultz, em 1960, mas está à espera de mais trabalho para determinar a sua validação.
Um dos mais recentemente descobertos Discus encontrado na Amazônia ocidental em 1959 é diferenciado por uma única cor e forma, manchas vermelhas na nadadeira anal e no corpo. Alguns têm sugerido que seja identificado como Symphyosodon tarzoo, no entanto, em uma discussão com o Sr. Bleher, ele identifica que o mesmo é o Disco verde. Ele diz, "S. aequifasciata - o Discus verde é encontrado apenas em algumas áreas da Amazônia Ocidental" e que "o nome tarzoo S. é sinônimo.


Descrição: 

Discus são relativamente grandes e comprimidos lateralmente. Através da reprodução seletiva, uma grande variedade de formas, cores e padrões estão sendo produzidas hoje.
O Symphosodon aequifaciata são os mais populares, é a espécie que mais trabalho de desenvolvimento foi feito.
O Symphosodon aequifaciata são originarios da Amazônia central, principalmente a partir do rio Putumayo no norte do Peru, do Brasil e perto de Santarém e do lago de Tefé. Embora altamente variável na cor e padrão, o Discus selvagens são menos coloridos em geral.
Uma descrição básica do Disco selvagem Verde é um marrom escuro esverdeado. Há nove barras verticais, e eles têm estrias irregulares de verde, azul ou turquesa metálico na barriga, barbatanas dorsal e anal, e na região dorsal do corpo. Eles atingem um comprimento de cerca de 18 cm.

Uma das variantes mais marcantes, que é bastante rara e cara, é conhecida como o Red Spotted Discus ou Tefé. Tem manchas vermelhas em seu ventre e cauda, e, por vezes, ao longo de todo o corpo.
Das muitas estirpes de Discus criados em cativeiro, as variedades turquesa são as mais disponíveis.


Red Turquesa


O Symphyosodon haraldi, têm muito mais variação das cores padrão e pode ter um maior número de barras verticais (8 a 16) do que as outras duas espécies de discos. Outros nomes comuns conhecidos são Disco comum , Gypsy, Semi Royal Blue, e Royal Blue. Eles são considerados uma das mais belas variedades de discus.
O Symphyosodon harald é originário da região amazônica do Brasil. Eles foram mantidos por um longo tempo, porém eles não são tão coloridas como outras variedades e agora estão menos disponíveis.
As cores variam de marrom escuro a claro (por vezes avermelhado), nove barras verticais, irregulares estrias na parte superior e inferior das barbatanas, e de coloração amarelada na base da nadadeira dorsal, ao redor do olho, e sobre o focinho. Eles atingem um comprimento de cerca de 13 cm.
As cores são reforçadas por vezes, acrescentando coisas como camarão na sua dieta, ou adicionando substâncias químicas na água.Isto não é permanente e irá desaparecer em algumas semanas. Eles não são tão coloridas como o Disco verde ou os híbridos.

Tamanho: 
Discus, dependendo da variedade, atingem entre 15 - 25 cm.


Diamond blue


Cuidados e alimentação: 
Uma vez que eles são carnívoros o Disco irá geralmente comer todos os tipos de alimentos vivos que precisam ser variados. Bom incluir alimentos congelados como bloodworms, camarão, coração picado, artemias e etc. Discus criados também aceitam comida em flocos ou em grãos, embora eles sejam carnívoros, eles também podem comer pequenas quantidades de vegetais.
Um aquário de 200 litros está bom para um ou dois casais. Como esses peixes são tão altos como longos, um aquário alto é melhor. Eles precisam de boa circulação de água, juntamente com uma forte e eficiente filtração. Um aquário que melhor se adapta aos discus deve ter agua mole e ácida e um pouco mais quente do que aquilo que é exigido por muitos peixes tropicais.
Discus possuem uma natureza tímida e não gostam de excesso de vibrações, e companheiros agitados ou violentos. É melhor manter o aquário fora das áreas que têm alto tráfego, luzes sendo ligadas e desligadas, ou comodos que são ruidosos. Eles também são muito tímidos e mais ativos à noite.
Um aquário plantado com um espaço aberto para a natação fará bem, mas as plantas precisam ser de variedades que possam tolerar temperaturas mais quentes.
Quando você introduzir esses peixes no seu aquário evite iluminação forte, preferem iluminação moderada inicialmente devido à sua timidez, mas, uma vez que se acostumam, a iluminação normal não atrapalha.


Pigeon moon

Região no aquário:
Estes peixes vão nadar no meio e no fundo do aquário.

Condições da água:
Discus são mais suscetíveis à doença, em temperaturas mais baixas.
Dureza: 10/15 ° DGH
Ph: 6,0 - 6,5
Temp: 27,7-31 ° C, minimo de 26 °C

Comportamento Social: 
Ao contrário de muitos outros ciclideos, discus são pacíficos e altamente sociais. Eles não são predadores e não cavam o substrato.
Eles são peixes cardumeiros. Vários podem ser mantidos juntos e eles podem ser mantidos com alguns peixes pacíficos. Um exemplo seria um par de ciclídeos anões ou bótias palhaço. Também um cardume de 15 - 20 de uma única espécie de tetra funciona bem, como o Neon, Rodostomo ou o Glowlight. Sugere-se que você evite Bandeiras e Corydoras, dado que estes peixes são propensos a transportar parasitas internos que podem infectar o disco.

Dimorfismo sexual: 
Embora seja difícil de distinguir o sexo, os machos podem ser maiores e alguns têm uma barbatana dorsal mais pontuda e as fêmeas são mais gordas.

Reprodução: 
condições para a reprodução: 
Temp: 27,7-31 ° C
Dureza: 3-10 ° DGH
Ph: 5,5 - 6,0
Apesar da desova e criação de alevinos poder ser bem sucedida na água um pouco mais dura, para a fertilização dos ovos e desenvolvimento requerem uma dureza total não superior a 6 ° DGH.
Eles põem ovos em plantas, troncos, rochas e adornos no aquário. A fêmea irá por entre 200 - 400 ovos, em torno de 60 horas. Os alevinos consumem o muco na pele dos pais durante os primeiros 5 ou 6 dias, depois podem ser alimentados com cistos de artêmia e outros alimentos para alevinos. Os pais não devem ser removidos.


Pigeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário