domingo, 30 de outubro de 2011

Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi)

Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi)


Classificação Científica

* Reino: Animalia
* Filo: Chordata
* Classe: Actinopterygii
* Ordem: Characiformes
* Família: Characidae

O Tetra Cardinal é um dos peixes de aquário mais popular de todos os tempos e é muito encantador na aparência e comportamento. Uma outra espécie de tetra, o Tetra Neon (Paracheirodon innesi) ( é muito confundida com o Cardinal, os dois são muito semelhantes contudo o Tetra Cardinal é ligeiramente mais delicado. Além do mais, a coloração vermelha do Tetra Cardinal estende-se pelo comprimento de corpo inteiro.

O Tetra Cardinal só se sentirá a vontade em cardumes de no mínimo 10 exemplares. Escolha bem seus companheiros de aquário, pois ele é presa natural de muitos peixes, até mesmo de muitos outros tetras. Com ótimas condições de água e um aquário bem plantado, as cores ficarão mais radiantes. A água deve ser mole e ácida. Plante bem o aquário, fornecendo locais para abrigo e muito espaço para nadar. Substrato escuro e troncos farão a coloração deste peixe muito mais brilhante. Eles também não gostam de luz forte, e isso não influencia a coloração deles.

Se for criado em boas condições, o Tetra Cardinal é fácil de manter e resistirá a doenças. Contudo, se o tanque for instável, ele morrerá muito rapidamente. O pior medo de um proprietário de tetras é a doença do Neon, uma doença essencialmente incurável e altamente contagiosa.

OBSERVE: Doença do Neon

* O Neon vai ocasionalmente desenvolver a 'Doença do Neon'.
* Isto foi identificado como um esporozoário microscópico do gênero Plistophora.
* Ele apresenta-se no peixe como uma mancha que se estende no corpo ou abaixo da barbatana dorsal.
* Houve tentativas de curar esta doença com o uso do Azul de Metileno, mas não é sempre que funciona, portanto a doença é considerada não curável.
* Esta doença também foi vista no Tetra Glowlight (Hemigrammus erythrozonus).


Distribuição:
O Tetra Cardeal foi descrito por Schultz em 1956. Eles são de córregos de movimentos lentos da América do Sul, no Rio Negro e Rio Orinoco onde eles vivem em grandes cardumes, principalmente na meia água onde se alimentam de vermes e pequenos crustáceos. A maioria dos indivíduos vendidos são capturados selvagens, fazendo-se necessário recriar o seu estilo de vida natural no cativeiro.

Descrição:
O Tetra Cardinal é uma espécie de tetra muito pequena. Eles têm um corpo azulado com uma faixa de néon azul elétrica que corre verticalmente do nariz ao longo do corpo. É sublinhado com uma larga faixa vermelha muito bela da cabeça ao dorso. É semelhante na aparência ao Tetra Neon , mas a faixa vermelha no Neon só chega a meio caminho da parte superior do corpo.

Tamanho :
Esses peixes raramente excederão 5 cm.

Cuidados e alimentação:
O Tetra Cardinal é onívoro e comerá o que couber na boca. Eles tem altas exigências de vitamina, portanto pelo menos 75 % da sua comida deve ser comida em flocos de alta qualidade. Apreciam especialmente comida viva, mas se alimentado exclusivamente da mesma, ele pode rejeitar a ração mais tarde.
Mantenha o aquário sempre muito limpo, pois ele não tolerará água com níveis altos de amônia, nitritos etc. É um peixe de aguas escuras, portanto o aquário deve ser vagamente iluminado e a água tem que ser mole. A água dura pode ser problemática, acumulando sais de cálcio no seu rim.


Região no aquário: 
Esses peixes nadarão em qualquer lugar, mas favorecem o meio do aquário ou onde o espaço para nadar seja maior. Ele passará muito tempo nas sombras, imitando o seu comportamento natural.

Condições da Água :
Temp: 23 - 28 ° C
Dureza: 2 - 8 ° dGH
pH: 4.5 a 6.8

Comportamento Social:
São peixes cardumeiros que se dão bem com todos os peixes pacificos. Quanto maior o cardume, melhor a sua coloração fica. Tenha em mente que será comido pela maior parte dos peixes que você possa vir a escolher, assim, escolha os seus companheiros bem, como outros pequenos tetras por exemplo.

Dimorfismo Sexual:
É difícil, mas os machos são geralmente mais finos com uma leve curvatura da barbatana anal.

Reprodução:
A reprodução do Tetra cardinal é muito dificil em aquários. As condições de água devem ser ótimas, e os pares compatíveis. Eles precisarão de iluminação fraca, assim como os alevinos. Eles desovarão a tarde, pondo até 500 ovos. Os ovos serão espalhados, e os pais os comerão se não forem retirados. Os alevinos são muito, muito pequenos e delicados, por isso muito difíceis de cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário